A traqueostomia é um procedimento cirúrgico simples usado para salvar vidas quando, por motivos diversos, o paciente encontra-se impossibilitado de respirar. Tratamos em Clínicas de Retaguarda, em resumo, de uma incisão feita pelo cirurgião na traquéia, com introdução de um tubo (cânula) para facilitar a entrada de ar.
Não existe impedimento para que o paciente traqueostomizado possa se cuidar sozinho, porém, o apoio de familiares ou profissionais pode ser de grande ajuda. Em nossa Clínica de Retaguarda, tratamos com muita experiência e cuidado esses pacientes, auxiliando na sua recuperação e na prevenção de acidentes ou infecções. São exemplos desses cuidados a nebulização com soro fisiológico para alívio da tosse, a limpeza da cânula três vezes ao dia e a hidratação da pele na região ao redor da cânula.
No caso dos traqueostomizados, o ar que entra em seus pulmões não passa através do nariz, onde seria filtrado, aquecido e umidificado naturalmente. Por isso, em nosso atendimento como Clínica de Retaguarda, temos especial cuidado com a qualidade do ar que nossos idosos respiram.